quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Classe média

Eis que hoje eu pego um busão e (juro que foi sem querer) ouço uma conversa de duas provaveis new richs, tagarelando abertamente sobre como esse 'povinho sujo que vive nos ônibus' cheirava mal, quando uma senhora deveras delicada e pouco grande se irrita, levanta e aponta o dedo para as duas e questiona o por quê elas, que estavam tão incomodadas, não iam de táxi.

Óbivio que todos dentro do veículo tiveram a mesma vontade de mandá-las, de modo terno e suave, receber, logo abaixo de suas regiões lombares, um belo objeto magnânimo de cunho impróprio para menores.

é chato pensar em quanta gente não liga.
dói ver o descaso com que muita gente trata a camada inferior
ninguém se preocupa até que a água bata na própria bunda

é como se alguem peidasse na subida de uma escada sabendo que vem gente atrás, entende?
aí veio uma música na cabeça...
"Eu quero é que se foda a periferia toda...
Toda tragédia só me importa quando bate à minha porta"


E na deixa, me pego relembrando de velhas aulas de geografia, nas quais meu professor discorria sobre a má distribuição de renda no Brasil. Em função disso, pode-se dizer que o Brasil não é um país pobre, mas um país de muitos pobres (sem contar os pobres de espírito, é claro).
Digamos que no Brasil haja um montante X de dinheiro, e que esse montante circula pelo país.
Óbivio que esse montante não é distribuido igualmente para a população. Cada brasileiro deveria receber um salário de valor S. Tem gente que recebe S.5, tem gente que recebe S - S/5. Suponhamos que cada brasileiro tivesse que receber mensalmente 2 mil reais. Para que um infeliz receba 5 mil reais, outros tantos infelizes recebem menos de um salário mínimo.
É absurdo pensar nisso tudo. É impossível pensar nisso tudo sem sentir uma pontadinha de raiva e uma vontade de brincar de Hobbin Hood.

Como de costume, outra teoria veio à tona.

É como se o universo tivesse que distribuir uma quantia fixa de estado de espírito.
X pessoas no mundo podem estar felizes e completas. Y pessoas tem de passar pela má fase.
Para que uma pessoa Y fique plenamente feliz e realizada, uma pessoa da fase X tem que enfrentar problemas e cair na má fase.

Faço minhas as palavras do grande Tim Maia:
"Ah, se o mundo inteiro me pudesse ouvir,
tenho tanto pra contar...
Dizer que aprendi
Que na vida a gente tem de entender
que um nasce pra sofrer enquanto o outro ri."


Não sei se isso tudo realmente faz sentido para vocês...

ou faz, e ninguém entende...

Vai saber (?)

Nenhum comentário:

Postar um comentário